quinta-feira, 20 de março de 2003

Campanha Internacional: Eu ODEIO Dinâmica de Grupo

Aproveitando o post anterior do meu colega [2x2eh4], vou aproveitar para lançar a campanha Eu ODEIO Dinâmica de Grupo. A questão é simples. Dinâmica de grupo é uma forma estúpida e patética de selecionar pessoas estúpidas e patéticas. Qual o problema disso? Nenhum, até que um belo dia alguém resolveu que seria uma boa usar dinâmicas de grupo para seleção de profissionais para cargos em grandes empresas. Eu já tive o imenso prazer de participar de algumas. E quebrar a cara em todas. O sujeito se dispõe a isso, vai na hora e local marcado (pasmem, eu já viajei 12h pra ir fazer uma dinâmica de grupo em outra capital), faz um imenso papel de palhaço desenvolvendo "atividades em grupo que visam a identificação do perfil psicológico do canditado", e no final, ouve o seguinte texto decorado:
"Infelizmente, o seu perfil não é o procurado pela empresa. Mas o seu currículo ficará a disposição, e caso surjam novas oportunidades, entraremos em contato"
Quando na verdade, eles deviam dizer:
"Cai fora mané, a gente não foi com a tua cara."
A realidade é que qualquer pessoa com um pingo de bom senso não consegue levar essa história de dinâmica de grupo a sério. Como eles acham que vão REALMENTE identificar o VERDADEIRO perfil psicologico de alguém desse jeito? Existe um conceito cientifico amplamente aceito que diz que num experimento é impossivel ter 100% de confiança nos resultados, devido a influência externa no meio corromper a realidade dos fatos. Se isso vale pra particulas subatomicas, bactérias e ratos de laboratório, o que dizer então de seres-humanos com inteligência (alguns, pelo menos), todos cientes que estão sendo observados e com uma imensa ansiedade de aparecer ? Além de ser ridicula esta idéia de selecionar por "perfil psicologico". As vezes acho que isso é invenção de psicologos pra ganhar dinheiro. O que vão fazer a seguir? Analisar o mapa astral dos candidatos?
Esta campanha esta recém começando, mas ainda vai ter muitos posts a respeito.

Nenhum comentário: