quarta-feira, 19 de março de 2003

Caso Verdade
Episódio de hoje: a prova


Pois bem meus caros 3 leitores. Hoje contarei a primeira historia verídica e verdadeira acontecida comigo mesmo durante a minha ingrata busca por ter daonde pagar as minhas contas sem pedir auxilio a bolsa (da minha mãe). Foi a pouco tempo atrás, uma empresa média anuncia vagas de programador C/C++. Bom, vamos lá, a esperaça é a última que morre, já dizia o piloto kamikaze. Mandei o curriculo. Me ligam marcando entrevista dois depois. Opa! será que eu vou desencalhar dessa vez?? Pfff...o otimismo que surge quando marcam uma entrevista é proporcional à decepção subsequente. Experiência própria. Mas seguindo o trem, fui lá no dia marcado. A secretária me atende e me manda pra uma sala, onde tem um gordinho-nerd-tipico-de-informática fazendo uma prova. PROVA ???!!!! Caceta...ia ter prova de seleção e os desgraça não avisaram. Eu estava a mais de dois anos sem programar em C++. Pronto, o otimismo desaba e dá lugar a uma raiva, revolta, gana, vontade de sair quebrando tudo.Eu fervia de ódio, repulsa, nojo. Queria chacinar todo mundo ali e ir me alistar no exército do Saddam.
- Senhor fulano-de-tal?
- Sim, sou eu - respondo com um belo sorriso nos lábios.
- Pode passar aqui para a entrevisa.
- Hmnnhgh - sempre o sorriso...
Sabem aquela regra que o entrevistado tem que estar bem vestido e apessoado para a entrevista? Pelo visto a mesma regra não vale para o entrevistador. O cara tava de xinelo havaiana, bermuda, chegou na sala e se estatelou na cadeira feito um sapo de barriga pra cima. A entrevista foi aquela coisa de sempre: "qual a tua experiência?", "veio daonde?", "conhece a nossa empresa?", "conhece Linux?", "qual o tamanho do teu pinto?", etc...Depois o cara me larga a famigerada prova na minha frente e diz que eu podia fazer sem preocupação de tempo. Tá...tempo é dinheiro meu filho - quase respondi - no meu caso, falta de dinheiro.
Deixei duas questões em branco, entreguei e ainda ouvi aquela frase típica na saída: "Entraremos em contato, tanto em caso positivo ou negativo". Obviamente, nunca mais me ligaram.
Poxa, custava ter avisado que tinha prova? Se eu tivesse só revisado um livro xinelo de C que eu tenho aqui em casa, eu gabaritava a maldita prova. Já vi outras empresas fazerem provas assim e AVISAREM que ia ter prova. O que eles achavam que iam ganhar me pegando de surpresa ?? Sem contar que, pelo que o cara me contou, a empresa deve ser daquelas totalmente artesanal, das que nunca ouviu falar em Engenharia de Software na vida...Pra que eu estudei tanto, hein?

Nenhum comentário: