quarta-feira, 2 de abril de 2003

Daonde Nascem os Analistas de Sistemas?

Quando eu entrei pra faculdade de Informática, eu achava que se eu estudasse, não comesse bobagem e me comportasse direitinho eu ia me tornar um analista de sistemas quando crescesse. Mas não foi bem assim. Olhando TODOS os anúncios de vagas para analistas de sistemas atualmente, a exigência que se repete é a mesma: no mínimo 2, 3 ou até 5 anos de experiência. Daonde me surgiu a dúvida: daonde "nascem" os analistas de sistemas? Sim, porque se todas as vagas exigem experiência, como o cara vai começar ? "Lembram do "paradoxo dos inúteis", alguns posts atrás?
Pois cientistas da Universidade de Massachussets-Ohio-California-Houston lançaram recentemente algumas teorias tentando explicar a origem desta espécie intrigante, e aparentemente em extinção, os analistas de sistemas. Vejam algumas delas:

1) A cegonha traz eles: sim, eles nascem prontos já. Eles vem ao mundo já com aquela camisa social listrada enfiada pra dentro da calça, aquela cara de quem nunca viu mulher na vida, uma penca de livros de Java numa mão e uma caixinha de disquetes noutra.

2) Eles dão em árvore (no bom sentido): pegue um disquete de "5 e 1/4", uma revista "Wired" e a coleção completa de DVDs da série Jornada nas Estrelas e enterre. Regue todo dia com café morno e em breve eles vão começar a brotar da terra.

3) Eles não existem. Na verdade, os analistas são apenas uma antiga lenda. Segundo consta, o mais famoso deles chamava-se Nicolau Flamel, que entre outras coisas, descobriu como converter qualquer código assembler em código Java, além de descobrir a fórmula da compilação eterna. Eles inclusive ganharam uma música de um grande nome da MPB, que era mais ou menos assim: Os analistas estão chegando...Estão chegando os analistas...

Enfim, tire as suas conclusões...

Nenhum comentário: