quinta-feira, 24 de julho de 2003

JAPONEIS BULO, NÊ?

Um gênio desconhecido:
Software de japonês está presente em quatro bilhões de equipamentos

George Nishiyama
Fonte: Reuters / JB.online

TÓQUIO - Ele poderia ser tão rico como Bill Gates, mas Ken Sakamura garante se sentir bem com o suficiente para levar uma 'vida ordinária'. O até agora desconhecido engenheiro japonês desenvolveu um sistema operacional mais adotado do que o Windows, criado pelo homem mais rico do mundo. Tron, o software de Sakamura, é usado para garantir o funcionamento de uma gama enorme de aparelhos - de câmeras digitais a motores de automóveis, passando por celulares, aparelhos de DVD, microondas e outros - da mesma forma como o Windows controla os PCs. O que coloca esses sistemas - e
as fortunas de Sakamura e Gates - em lados completamente diferentes é que, ao contrário do Windows, que precisa ser comprado da Microsoft, o Tron é gratuito. Se o desenvolvedor japonês tivesse cobrado um centavo por cada uso do Tron, ele seria bilionário, possivelmente comparado ao fundador da Microsoft, que tem sua fortuna estimada em US$ 43 bilhões, segundo a revista Forbes.

"- Eu não pertenço à espécie dos homens de negócio, mas sim à dos engenheiros" - afirma Sakamura, 51 anos, que trabalha como professor na Universidade de Tóquio, onde desenvolveu o sistema operacional há quase 20 anos. - Eu acho que o Sr. Gates se encaixa mais no perfil de um executivo - diz Sakamura, rindo. Ele afirma que está feliz com o salário que recebe da
universidade. - Desde que eu esteja levando minha vida, não tenho problema algum com isso. De acordo com a Universidade de Tóquio, o salário anual dos professores está na faixa entre US$ 59 mil e US$ 85 mil, excluindo possíveis bônus.

Sakamura confessa ter grandes expectativas - enquanto segura um chip do tamanho de uma cabeça de alfinete entre seus dedos. Segundo ele, o mercado do Tron crescerá 80 trilhões de iens nos próximos 10 anos. Mas ele insiste que não se arrepende em não ter feito fortuna com sua invenção, e afirma não ter inveja de Bill Gates.

"- Não acho certo cobrar as pessoas por algo que considero uma infra-estrutura social. O pagamento também inibe o desenvolvimento da indústria da computação. A infra-estrutura básica deveria ser gratuita" - afirma.

"- Mas enquanto vivermos num mundo capitalista, o Sr. Gates é livre para fazer o que quiser" - considera.


JÁ EU, UM INÚTIL IMBECIL RETARDADO TUPINIQUIM, INVEJOSO E REACIONÁRIO ACHO Q ESSE JAPONÊS É UMA BESTA QUADRADA!!!!

Nenhum comentário: