terça-feira, 25 de novembro de 2003

Eu ganho pouco????
Muita gente ainda discorda...

Vamos lá então a mais uma constatação sobre "el sueldo"...
Vejamos:
Meu ganho líquido é de R$ 890,00 por mês. Contando que eu trabalho 8 horas por dia, isso vai dar cerca de 160 horas por mês, variando um pouco conforme a quantidade de dias úteis, feriados, etc... Mesmo assim, façamos a conta com 160 horas, pra descobrir quanto eu ganho por hora. É uma conta simples, mas que o instalador do ar condicionado (já falaremos mais dele) pode perfeitamente não saber fazer...
R$ 890,00 / 160h = R$ 5,56 por hora
O instalador do ar condicionado que veio hoje aqui no escritório, cobrou pelo seu serviço R$ 140,00, que era somente o de colocar uma moldura de madeira e ligar o aparelho na tomada, pois o buraco na parede e a instalação elétrica já estavam prontos.
Contando que ele tenha gasto R$ 30,00 pra fazer a moldura e mais R$ 10,00 de transporte até aqui (o detalhe é que eu não ganho vale transporte, ou seja, o transporte até aqui é prejuízo MEU), o total de gastos dele foi de R$ 40,00. Numa conta mais simples ainda podemos ver, então, que o lucro do cara foi de R$ 100,00 (limpinho, pois ele não tem empresa registrada e não dá nota).
Para ganhar esses R$ 100,00 ele trabalhou um pouco menos que 2 horas, portanto R$ 100,00 / 2h = R$ 50,00 por hora.
Vejam vocês então, caros amiguinhos... O INSTALADOR DO AR CONDICIONADO GANHA CERCA DE DEZ VEZES MAIS QUE EU!!!
Nessa realidade, que me resta a dizer para o meu filho, se algum dia eu tiver um??
"Não estuda, não perde teu tempo... Brinca, passeia, vive, te diverte... depois QUALQUER coisa que tu quiser fazer no mercado informal vai te dar muito mais grana, menos preocupação, menos responsabilidade e menos cabelos brancos do que o trabalho cerebral-formal-escravo em empresas formais..."

Nenhum comentário: