sexta-feira, 6 de fevereiro de 2004

Entrevista

Minhas peregrinações atrás de um emprego decente continuam (e acho que vão durar pra sempre). Hoje fui fazer uma avaliação de conhecimentos em uma empresa, logo de manhãzinha ...

Bom, já começou o inferno quando tive que pegar o ônibus pra chegar lá. O maldito deve ter o itinerário com o maior número de semáforos pela distância percorrida. Assim, um caminho de 15 minutos levou quase meia hora. Além disso, a parada ficava mais longe da empresa do que eu previa. Moral: 10 minutos de atraso. Começou bem ...

Movido mais pela curiosidade que qualquer outra coisa, persisti e subi até a empresa. E então, choque!!! A "empresa" fica numa sala comercial (pequena), com carpete, sem ar condicionado, e quando eu cheguei tinha apenas duas pessoas trabalhando. Ai,ai ... furada ... Devia ter dado volta dali da porta, sem dizer meu nome nem nada. Eu e minha insistência!

Cumprimentei metade do pessoal da empresa (1 pessoa, o cara que me atendeu), e ele me encaminhou para uma mesa num canto escuro, em frente a outra metade do pessoal da empresa. Como diria o Gollum : "... entrevissstador bonzinho, é sim, meu precioso ... "

Recapitulando, eu tinha marcado o horário certinho pra tal avaliação de forma que eu tivesse uma hora pra fazer e desse tempo de voltar pro meu trabalho atual. Cheguei 10 minutos atrasado, e o cara ainda teve que imprimir a prova (8 páginas numa jato de tinta lennnnta) ... lamentável, então ele não sabia que eu ia lá?! Total de tempo perdido: 20 minutos.

Agora, os pequenos detalhes sempre nos revelam o pior: o cara me deu a prova, mas não me deu uma caneta ... tive que usar a minha ... E lá estava eu, no escuro, com calor, num lugar horrível, fazendo uma prova gigantesca sem motivação nenhuma.

Também, devia ter desconfiado pelo nome da empresa. Qualquer empresa de tecnologia com o nome começado por "i" e seguido por alguma palavra em inglês, é fria, furada, foda. FFF. E a tal da empresa tem um site bacana, como todas as outras, aliás ... Tem até o logo de uma afamada empresa de bancos de dados da qual eles são parceiros. Quem vê pensa que é tudo lindo.

Pior é que agora a pouco recebi o resultado da famigerada prova, parece que me saí bem, e o cara quer fazer um outro contato para detalhes tipo pagamento, e tal ... Tô a fim de mandar um e-mail assim:

"Caros, lamento mas sua empresa não preenche o perfil que estou procurando no momento. Entrarei em contato se algum dia estiver morrendo de fome. Atenciosamente, Hardy."


Felizmente, sempre se aprende algo. Algumas conclusões:

- não ir mais à entrevistas de empresas cujo nome é formado por "i" + palavra em inglês;
- quando o ônibus demorar o dobro do tempo pra chegar no local da entrevista, voltar direto pra casa. É um sinal;
- se ao chegar no local, perceber que é uma furada, perguntar se foi dali que pediram pizza e ir embora;
- quem vê site não vê nada.

Nenhum comentário: