domingo, 25 de maio de 2003

RACISMO!

Primeiramente, quero deixar bem claro que eu não tenho nada contra brancos, pretos, amarelos, vermelhos, verdes, azuis, rosinhas ou lilazes com bolinhas fúcsia...
Aliás, na minha opinião, isso de cor, sexo, orientação religiosa não era nem pra ser considerado, pois somos todos Homo sapiens sapiens, salvo algumas exceções como criminosos e políticos (hmm, desculpem a redundância).
Portanto, ME SENTI ULTRAJADO com o edital 01/2003 do IRBr, de 12/05/03, publicado na íntegra em http://www.cespe.unb.br/concursos/IRBR_BOLSA/default.asp, do qual aqui transcrevo trechos:

Instituto Rio Branco oferece Bolsas-Prêmio de Vocação para a Diplomacia
Oferece: R$ 2,5 mil mensais de 08/03 a 05/04 para custeio dos estudos preparatórios para concurso de admissão à carreira de diplomata
Requisitos: Ser brasileiro nato, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, ter concluído ou estar cursando o último ano de graduação, SER AFRODESCENDENTE, ...

Ora, como assim "ser afrodescendente"??? Isso não se configura em crime de racismo??? EU SOU AFRODESCENDENTE, mas não posso provar, pois sou branco e ninguém ia acreditar que minha trisavó era uma escrava liberta que casou-se com meu trisavô descendente de portugueses...
E não posso provar, já que mesmo que eu tivesse os documentos daquela época, os escravos libertos eram registrados como brasileiros natos.
E você, caro leitor? É afrodescendente? Não? Não sabe? É, mas é branquim como um papel e não pode provar??
Cada vez mais me espanta a imbecilidade e a canalhice dos governos brasileiros (em geral, não tou xingando partidos específicos, mesmo pq é tudo a mesma merda...) Alguém, por favor, entre com uma medida judicial contra essa aberração...
Minha única conclusão é... cada povim tem o governo que merece...

Nenhum comentário: