domingo, 9 de novembro de 2003

Mestrado ?? NÃO FAÇA !!

Quem me conhece sabe que eu vim parar aqui - e por "aqui" entenda-se neste lugar, nesta cidade, nesta condição de vida, nesta situação, neste estado mental - porque logo que eu me formei quis ir para a capital fazer mestrado. O mestrado pra mim, naquela época, significaria o seguinte:

1 - Uma desculpa pra mim sair da minha cidadezinha decadente do interior;
2 - Uma chance de encher o curriculo com alguma coisa que prestasse, já que eu sabia que recem saido da graduação e sem experiência eu não ia longe;
3 - Uma oportunidade de me aprofundar, aprender mais, pesquisar...quem sabe desbravar novos horizontes...quem sabe fazer um doutorado depois...quem sabe...

É...eu deveria ter feito o mestrado em 2 anos. Já estou a quase 3 anos tentando terminar. Minha decepção com a mundo acadêmico é tão grande que a última vez que fui no campus da universidade, me bateu uma depressão. O que me decepcionou? Senão vejamos:

1 - Faz sucesso nesse mundinho quem tem quantidade, não qualidade. Neguinho que aparece mais, que publica 400 artigos, mesmo que em eventos de quinta categoria, é o que se dá bem. Os professores são levados por isso. Uma professora que meu deu aula julgava os alunos pessoalmente. Se ela ia com a cara, beleza. Se não ia com a cara, ela afundava o sujeito. Adivinhem se ela foi com a minha?

2 - Meu orientador é um velhão que só usa computador pra ler e-mail. Tem 30 anos de carreira academica e é um dos mais "consagrados" na sua area. Mas na real, em 30 anos, eu diria que ele nunca fez NADA de relevante.

3 - No inicio, quase fiquei sem bolsa de mestrado. Depois eu consegui. Hoje lamento profundamente ter conseguido aquela bolsa. Se não tivesse saído a bolsa, eu teria abortado o mestrado a tempo. Aliás, sabem como um colega meu conseguiu bolsa antes de mim? A mãe dele era amiga do orientador.

4 - Puxa-saquismo, falsidade e egos a flor da pele. Isso é o que predomina neste meio. Mais até do que no mercado de trabalho.

5 - 90% do que é pesquisado não serve pra nada. Mesmo que a pesquisa renda publicações e elogios, dificilmente serve pra alguma coisa. Só para ganhar publicações e elogios.

Isto posto, digo-lhes que estou quase convicto a desistir do mestrado, mesmo que eu já esteja jogando aos 45 do segundo tempo. Não é definitivo, mas é quase certo. Eu teria até o final de fevereiro para terminar, mas não tenho mais motivação. Vocês devem estar pensando: mas que tipo de otário desistiria de uma pós-graduação quase no final por causa dessas coisas todas? E eu respondo: um inútil. Portanto, você que vai se formar no seu curso e caiu de para-quedas aqui na SIC, um conselho de amigo: NÃO FAÇA MESTRADO !!

Nenhum comentário: