domingo, 21 de dezembro de 2003

Teste psico-tecno-esquisofrênico - parte II

Eu tenho uma capacidade gigante de prever certos acontecimentos. Lembram que eu disse que ia fazer um teste psico-técnico para o processo seletivo de uma empresa? Lembram qual resultado eu achava que ia dar? Se não lembram é só ler a primeira parte deste post, mais abaixo. Pois então, eis o que a psicologa me diz ao avaliar os deseinhos imbecis que eu tive que fazer:

- É, realmente, vejo que tens uma certa dificuldade em te relacionar com as pessoas. Sempre meio desconfiado, etc..

- Sim, tudo bem, mas acho que eu sei separar profissional de pessoal. Como eu lido com as pessoas na rua não tem nada a ver como eu trato no trabalho.


Não, não foi uma astrologa ou tarologa que fez o teste, era psicologa mesmo. Mas só um detalhe: essas coisas que ela disse EU MESMO contei pra ela, - usando outras palavras, claro - antes dela avaliar os deseinhos imbecis. Assim até eu viro psicologo-vidente. Mas segue a conversa:

- Inclusive quando tu entrou aqui, eu me senti um pouco intimidada contigo, sabe?

Estaria ela me passando uma cantada? Infelizmente não. Aconteceu que eu cheguei depois que os testes com os outros imbecis candidatos à vaga já tinham começado. Mas o que ela queria? Que depois de atravessar a cidade inteira de ônibus, depois de um dia de trabalho estressante, pra ir fazer um teste pra mostrar que eu não sou louco, eu estivesse esbanjando sorrisos? Segue o papo:

- Quando te passei o primeiro teste, vi que tu não ficou muito satisfeito com a idéia. E enquanto eu entrevistava os outros, eu percebia que tu não estavas gostando muito de fazer os outros testes...

Ela ficou me cuidando?? Ok, deixa pra lá. Eis minha resposta:

- Olha, vou ser sincero contigo. Eu ODEIO tudo isso. Odeio teste, odeio psico-técnico, odeio dinâmica de grupo e todas essas coisas que tão na moda usar em seleção...
- Mas por que?
- Porque isso não seleciona ninguem!! Por que é injusto !! Não adianta fazerem o diabo-a-quatro que vocês nunca vão saber de verdade quem tão selecionando ! Podem fazer teste a vontade, que não vão ser capazes de saber se o sujeito que contrataram não é um psicótico que um dia vai chegar com uma metralhadora e matar todo mundo...


Ahá !! Lavei a alma da SIC !!! E essa última frase eu tirei de um post antigo, foi dita pelo Scott Adams, o criador do Dilbert. Mas ela insiste:

- Tudo bem, mas alguns traços da personalidade sempre aparecem. Não viste como eu acertei contigo?

Sim né querida, depois que eu já tinha te contado tudo.
Eu DUVIDO que os outros candidatos tenham sido tão sinceros quanto eu fui. Eu também "fiquei cuidando" as outras entrevistas (nós ficavamos numa sala de reunião fazendo os testes, e as entrevistas eram numa salinha anexa, do tipo "aquário") , e eu percebi a cara de tédio que a minha amiga psicologa fazia pros outros entrevistados. No minimo, todos se apresentaram como "a coisa mais querida da mamãe". Todos gênios incompreendidos a espera de uma oportunidade.
Pois é, mas mesmo que eu tenha chamado a atenção da psicologa, quando ela passar os resultados para os engravatados da empresa, quem vocês acham que vai se dar bem???

Nenhum comentário: