quinta-feira, 7 de outubro de 2004

Etiqueta empresarial: você sabe se comportar no trabalho?

Por Paula Balsinelli,
SIComentários por 2x2 eh 4


Alguns comportamentos inadequados podem prejudicar o profissional na hora da tão esperada promoção de cargo. Ser visto como desajeitado ou “sem noção” [joselito é o que mais tem nesse mundo] pelos colegas de trabalho, ou pior, pelo chefe, coloca em risco uma carreira de sucesso. Donos e gerentes também precisam prestar atenção em seu comportamento, são eles que dão o [via de regra, mau] exemplo para os demais funcionários, e que geralmente negociam diretamente com os clientes [para isso deviam ler Spin Selling ou outros livros sobre o assunto que ignoram, e depois ainda colocam a culpa no produto].

Todos os profissionais, independentemente da ocupação, precisam cuidar da imagem [atenção, imbecilóides e loiras de plantão, pois imagem não é somente a aparência física]. A imagem, por sua vez, não está ligada apenas ao visual, mas também ao comportamento. Segundo a consultora Bruna Gásgon, a etiqueta empresarial não pretende corrigir erros, mas dar toques a respeito de comportamentos desagradáveis, roupas inadequadas, mal uso de e-mail e celular [vide posts anteriores], etc.

“Nós não podemos ter preconceito em relação à imagem do cliente. Porém, o cliente irá nos julgar (e também a nossa empresa) segundo a maneira que nos apresentamos. Quanto mais adequada a imagem do profissional, melhor ele será recebido em todos os lugares, e terá mais chances de sucesso", esclarece Bruna [nossa, será q ela chegou à esta conclusão sozinha? mesmo assim tem muita gente que não se toca].

Não faça feio:

- Não basta ter a aparência correta, é preciso ter educação, simpatia [o q não significa abanar o rabo pra qqer um, apenas que tu deve ter o mínimo de tato com quem merece], boa comunicação e estar preparado para todas as situações com os clientes [e com os colegas, pois são seus clientes internos];

- É importante seguir as normas de conduta pedidas pela empresa, informe-se sobre elas [a amplíssima maioria das empresas não tem estas normas formatadas e/ou em meio "consultável", portanto não adianta tentar ser o adivinho do oráculo];

- Seja sério quando o situação exigir. Pode brincar, mas só em momentos de descontração, e apenas com quem é íntimo [isso é importantíssimo: APENAS se o cara for REALMENTE teu amigo e se NÃO FOR ATRAPALHAR o trabalho dele];

- É proibido levar os problemas pessoais para o trabalho, para não contaminar o ambiente e os colegas de forma negativa [pra ninguém notar nem te encher o saco quando tu tá de bom ou mau humor, é simples: basta ficar sempre com humor indiferente no trabalho (vide Judith Mair)];

- E-mails para clientes e colegas de trabalho de outras empresas devem ser escritos em português impecável, sem palavras abreviadas ou gírias [ou seja, não assassine a língua mater no trabalho, achando que isso é "tri descolado, véínho"]. Brincadeiras de mau gosto são proibidas, além da perda de tempo, elas podem parar em endereços errados e causar constrangimento [PROIBIDAS, entenderam??];

- Revise os e-mails antes de enviá-los. Nada de entupir o e-mail alheio com correntes e mensagens de felicidade e alegria [spam poderia ser motivação para homicídio, e devia ser considerado como legítima defesa da paciência];

- No visual, os homens geralmente erram ao usar as famigeradas meias brancas, paletós que não têm nada a ver com a calça, gravatas espalhafatosas, barba por fazer e celular pendurado no cinto [e, principalmente, trajes que não combinam com teu salário nem com tua função, vide famosos pseudo-yuppies-maurícios-metrossexuais];

- As mulheres erram ao usar saias curtas demais, [calças de cotton,] decotes, transparências, cabelos desarrumados [ou excessivamente "armados"], muitos acessórios e os inacreditáveis soutiens com alças de plástico transparente com blusas de alcinha [se você quer se vestir como uma puta, não deve se importar se for tratada como tal];

Estas foram algumas pequenas dicas, que se resumem a apenas uma simples regra: faz o teu trabalho e fica na tua.
Nós, da SIC recomendamos fortemente o estilo "low profile" como solução para grande parte dos problemas no ambiente de trabalho.

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