terça-feira, 12 de julho de 2005

Tem solução???

Até o momento eu realmente estava me esforçando pra não comentar nada relativo à toda esta MERDA que aí está. Mas diante da dimensão da MERDA, acho-me no dever cívico de me pronunciar... Então lá vai...

PREOCUPANTES VERDADES ABSOLUTAS DO UNIVERSO:

1) Considere que esta MERDA que está boiando na mídia corresponde a 5% de TODO O UNIVERSO DE MERDA que é a política brasileira.

2) Considere que esta MERDA está sendo CONSTANTEMENTE PRODUZIDA há mais de 500 anos, cá nestas terras.

3) Observe que, mesmo com toda esta MERDA, provavelmente nada mudará no cerne das estruturas políticas democráticas da pátria amada idolatrada salve salve Brazil.

4) Adicione o fato de que, se algo mudar, somente NÓIS DO ANDAR DE BAIXO SOFREREMOS COM ISSO, pois, considerando o conceito 2, a MERDA continuará sendo produzida, por maiores que sejam as tais mudanças solucionáticas da problemática.

5) Entenda que, por causa dessa continuidade na MERDA, mesmo que TODAS as cabeças mudem, mesmo que a honestíssima senhora sua mãe vá pra lá governar a nau, tenho certeza de que a facilidade e a garantia de impunidade de se fazer MERDA fará balançar sua ilibada índole, ou seja, qqer um q governe essa MERDA ou vai se corromper ou vai fazer vista grossa.

6) Desespere-se com o fato de que NÓIS NUNCA SAIREMOS DO ANDAR DE BAIXO.

7) Concorde que as leis e penas existem, mas não sao aplicadas. Nem serão. Não se tem estrutura pra isso. Se começar a prender, vai faltar cadeia! Então melhor não fazer nada.

SOLUÇÃO SUGERIDA:

Como não se podem mudar as verdades absolutas do universo, uma única solução me vêm à mente. Requer mudanças profundas em todo o falido, corrompido, podre e carcomido sistema político da nação, mas pode ter resultados positivos até mesmo a curto prazo. Claro que é uma utopia, afinal ESSA MERDA NUNCA VAI MUDAR!
Pois bem, a solução seria a descentralização ao máximo das estruturas políticas. Isso significa colocar na prática o que a repúbica já têm no nome: a palavrinha "federativa". Federativa? Que isso? É de comer? Se vc não sabe problema é seu, vai estudar seu inútil burro dos infernos.
Todavia, em uma breve explicação com alguns comentários adicionais SIC:

1) Adotar o parlamentarismo. Presidente não foi feito pra governar. Presidente é só o pinguim em cima da geladeira. Meramente decorativo. Serve pra aparecer na TV e pra viajar pro exterior. Ponto final.

2) Adotar o voto distrital. Cada mísero eleitor brazzzileiro vota somente no parlamento (câmaras setoriais) de sua cidade e de seu estado. As câmaras setoriais escolhem prefeitos e governadores de estado. Também escolhem, com votos baseados em pesos (o peso da câmara setorial estadual seria maior), os componentes do parlamento nacional, que podem sair das próprias câmaras setoriais. Cada estado deve indicar 5 (não precisa mais do que isso!!) parlamentares, igualitariamente. Este parlamento escolhe o presidente ou primeiro ministro ou seja lá o nome que o pinguim da geladeira receba. Isso reduziria principalmente as malas de dinheiro necessárias para uma besta quadrada se tornar adorada e idolatrada por mais de 100 milhões de pessoas. O eleitor só tem que votar em quem ele realmente conhece.

3) Aumentar a independência dos estados. Cada estado deve ter sua própria constituição, redigida e aprovada pela câmara setorial. Obviamente leis estaduais não devem insubordinar-se à constituição da república (que também deveria ser refeita ou pelo menos profundamente remendada).

4) Descentralizar as instituições. Cada estado deve ser responsável pelas suas receitas e despesas. Nada de mandar os caminhões de dinheiro pra serem divididos e subtraídos na capital federal e só depois receber de volta. Orçamento feito em pequena escala tem mais chance de dar certo. Vc deve concordar q é mais fácil administrar sua própria casa do q uma grande empresa, não é mesmo? Além disso, é mais fácil controlar a sonegação, a responsabilidade fiscal e a aplicação dos recursos nas áreas localmente estratégicas ou menos privilegiadas. Voltando ao exemplo da sua própria casa, vc sabe melhor o que precisa para administrar a sua própria vida do que o seu vizinho. Descentralizar resolve os problemas da saúde à segurança pública, da educação à habitação, do alfa ao ômega. É o santo graal da política moderna.

5) Adotar a pena de morte para crimes hediondos confessos, tráfico e, principalmente lavagem de dinheiro (isso inclui pastores das malditas igrejas evangélicas). E pena de morte de rápida execução. Nada de processos que se arrastam por décadas. Isso é uma punição mais cruel para a vítima (que é obrigada a viver no mesmo planeta que o criminoso e ainda pagar por isso) do que para o condenado. Criminoso confesso tem que morrer. E rápido. Exterminar os gafanhotos!

OK, termino aqui meu ataque de cientista político. Pode parecer otimista (e olha que eu sou um pessimista de carteirinha), mas eu ainda acho que têm solução. Só que, pelo visto, isso não vai acontecer...

Nenhum comentário: