quinta-feira, 9 de abril de 2009

Bebê promissor

Nasci em “berço de ouro”, em hospital particular, trazida ao mundo pelo melhor obstetra da cidade. Acontecimento noticiado em colunas sociais de duas cidades. Nunca usei fralda descartável, só as melhores e mais confortáveis fraldas de puro algodão. Meu enxoval foi comprado nas mais caras lojas da cidade.
Bebê promissor.
Será?
Tudo ilusão.
Aos 5 fui atropelada em frente de casa... ok... começou a merda...
Após uma infância conturbada, mas relativamente feliz, cheguei a adolescência sem grandes problemas.
Estudei meu 1º grau (sim, na época era assim que chamava) na melhor e mais cara escola da cidade.
Resolveram acordar e me passaram para um colégio estadual para fazer o segundo grau, afinal não podiam mais pagar. Na verdade nunca puderam, mas ok, isso seria assunto para outro post.
Terminei o primeiro ano (mesmo com os 3 meses de greve de 1991) e resolvi que era hora de começar a trabalhar.
Finalmente as coisas começavam a clarear.
Tive sorte, consegui fácil um emprego de dois salários mínimos !!! Uhuuu !!! Muito bom pra uma guria de 15.
Fiquei lá por dois anos.
Depois mudei de cidade e trabalhei em outro lugar por 7 meses.
Voltei para a cidade anterior onde trabalhei por mais 3 anos em outro lugar.
Mudei de cidade de novo, pois tinha passado no vestibular da Universidade Federal do estado. Uhuuu !!! O bebê voltou a ser promissor !!!
Arrumei outro trabalho e comecei a facul na federal.
As aulas começavam as 18h30m no campus do vale, eu trabalhava até as 18h no centro da cidade... então chegava sempre atrasada... com sorte lá pelas 19h15m...
Fui “crescendo” na empresa, afinal eu era um bebê promissor, inteligente, comprometido e competente.
Larguei a facul para me dedicar somente ao meu promissor trabalho.
Fiquei lá por 9 longos anos, trabalhava 12 horas por dia e com celular ligado 24 horas por dia, 7 dias por semana. Saí dessa empresa como gerente... Uhuu !!!

Ganhava um salário que mal me sustentava, não consegui comprar nem um carro, que dirá um apartamento.
Saí dessa empresa porque resolvi virar empresária. Uhuuu !!! Bebê ultra promissor !!!
Idiota... esqueci que morava no Brasil.
Fui micro-empresária de “sucesso” por dois anos e desisti. Repassava mais dinheiro para o Lula do que para o meu próprio bolso.
Hoje estou desempregada. Tenho 33 anos e estou cursando faculdade particular, pois larguei a federal para ser competente naquela empresa ali atrás.
Não me formei ainda.
Ainda faltam 3 anos pra isso.
Não arrumo nova BOA “oportunidade” no mercado de trabalho porque não sou formada.
Não arrumo nova RUIM “oportunidade” de trabalho porque tenho “muita” experiência.
Não arrumo estágio porque já fui gerente e empresária.
Não arrumo oportunidade nas “melhores empresas para se trabalhar” porque já estou velha demais. Sim, você não se confundiu, eu tenho 33, mas para essas empresas, já estou velha.
Fiz o que muito desempregado faz. Virei concurseira !!! Uhuuu !!! Bebê promissor de novo... Me matei estudando para um concurso que foi anulado por incompetência da banca organizadora.
Estou me matando de estudar, fiz até o melhor cursinho da cidade, para outro que agora está com o edital trancado, em virtude de divergência entre o órgão e o sindicato da categoria.
Ouço relatos de incompetência e despreparo de pessoas que estão “bem colocadas” em “empresas de sucesso” diariamente, feitos por pessoas com quem convivo... Mas eu não me recoloco, pois sou velha, não tenho faculdade e tenho experiência demais.
Bebê promissor?

Nenhum comentário: