quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Profissão -> \dev\null


Hoje caiu-me uma ficha que eu estava relutando para não deixar cair. A ficha que eu nunca mais vou conseguir trabalhar na minha profissão. A ficha do ponto final da minha (não regulamentada, livre para todos) carreira de informático.
Essa ficha caiu após mais uma formidável desconversada que levei, semana passada, de uma genial moçoila do RH de uma das imensas multinacionais instantâneas de três anos de mercado do setor de TI. Como faz tempo que não se postam transcrições de diálogos por aqui, segue:

Moçoila do RH da megamasterblaster multinacional transgalática de TI:
- Oi, tudo bom, eu sou a ... da ... e encontrei um currículo teu bla bla bla e queria conversar bla bla bla oportunidade bla bla bla para te conhecer melhor e bla bla bla se tu tiver um tempo agora bla bla bla... (os gerúndios ficam todos subentendidos nos "bla bla bla", pois eu não "vou estar transcrevendo" a imbecilidade da interlocutora na íntegra)

Eu, inútil:
- Podemos falar.

Moçoila do RH da megamasterblaster multinacional transgalática de TI:
- Então, temos a oportunidade bla bla bla e vi no teu currículo bla bla bla experiências em bla bla bla tu considera apto para essa oportunidade bla bla bla se tem interesse em bla bla bla processo seletivo bla bla bla...

Eu, inútil:
- Sim, tenho interesse.
(Na real não tinha interesse nenhum na tal "excelente oportunidade", pois pra mim chegou dessa vidinha de garoto de programa. Se é pra ficar na área eu quero "algo mais".)


Moçoila do RH da megamasterblaster multinacional transgalática de TI:
- Então (nova figura de linguagem da moda), me fala mais sobre teu trabalho na bla bla bla e como tu enfrenta situações bla bla bla e que tecnologias usou bla bla bla...

Eu, inútil:
(Repito o que está escrito no CV e lembro da tal suposta estatística que indica um analfabetismo funcional de mais de 70% dos ditos alfabetizados brazzzileiros.)

Moçoila do RH da megamasterblaster multinacional transgalática de TI:
- Ah, mas tu saiu da ... em ... do ano passado? Está certa essa informação? E o que tu fez desde então?

Eu, inútil:
- Como eu fui demitido, me mudei e fui morar a 400 km de distância de qualquer possibilidade de emprego, fiquei estudando e fazendo concursos.


Moçoila do RH da megamasterblaster multinacional transgalática de TI:
- Mas e como tu fez para te manter atualizado na tua área?

Eu, inútil:
- Estudando e fazendo (e passando também, mas isso não interessa) só para concursos da minha área.

Moçoila do RH da megamasterblaster multinacional transgalática de TI:
- Mas quais tecnologias tu focava? (mais uma "tendência" ditada pelo mercado de TI é a de só se interessar por quem "domina a tecnologia X versão N.NN", não importando se o cara tem estudo, 10 anos de experiência e milhas e milhas de estrada na bagagem)

Eu, inútil:
- Focava no que mandava o edital, mas, em geral, estudei muito bla bla bla... (citei as tais tecnologias da moda, que também estão na moda pros concurseiros)


Moçoila do RH da megamasterblaster multinacional transgalática de TI:
- Mas nesse período tu fez alguma coisa de prático? Participou de algum projeto? Algum grupo de software livre? Criou algum software teu?

Eu, inútil:
- Não. Mas nas minhas experiências...
(abruptamente cortado pela interlocutora)


Moçoila do RH da megamasterblaster multinacional transgalática de TI:
- Ah, então tá. Bom, eu vou bla bla bla tuas informações bla bla bla te dou retorno ainda essa semana bla bla bla.

Como podem ver na transcrição, se o inútil passou um ano e pouco fora do mercado - mesmo que involuntariamente e mesmo que tenha ficado estudando as atualidades da área - tá fudido. Tá acabado. Não sabe mais nada de porra nenhuma. Deve ter tido um alzheimer ou ficou caduco, esclerosado, pois apagou completamente os 15 anos de estudo e 10 de carreira. Não serve mais. Que vá fazer outra faculdade. Que vá trabalhar como catador de papel. Ou vendedor.
Desnecessário mencionar que não recebi e nem tenho a menor possibilidade de receber sequer um retorno negativo da tal.
Pois bem, senhores. Este é o cenário em que vivemos. Conforme já postado aqui anteriormente, "a era do descartável". A minha validade expirou. E eu fui pro lixo. Junto com tudo que eu estudei, aprendi e fiz nesses 20 e uns anos de área (sim, eu comecei nessa bagaça com os programinhas em basic nos clones de TK85, num longínquo ano de 1989). Agora sou um estorvo. Só sirvo para aterro. Não reciclável.
 

2 comentários:

Anônimo disse...

PUTZ CARA! Concordo ipsis literis contigo. Este pessoal pensa que vive em que mundo?

Luise disse...

Entendo tuas colocações, mas como área d Gestão d Pessoas informo que não dá para generalizar, nem sempre a pessoa precisa estar no mercado para estar atualizada, é normal passar um tempo afastado, mas claro, precisamos ver o q ele andou fazendo, conhecimentos e tempo d experiência ainda pesam sim, e muito, e tecnologia da moda é relativo, cada empresa tem uma realidade... Sobre os retornos, tento sempre fornecer.., nem q sejam negativos, acho importante pros candidatos.